No dia 12 de outubro decorreu, no Centro Paroquial de Arcos de Valdevez, a conferência: “A importância do Recontro de Valdevez Para a Formação de Portugal“. Foi conferencista o Ilustre Professor Doutor Luís Amaral, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, numa organização conjunta do GEPA – Grupo de Estudos do Património Arcuense, da Real Associação de Viana do Castelo e do Rotary Club de Arcos de Valdevez.
O numeroso público presente ouviu, deliciado, a douta lição de história medieval. O notável conferencista fez um enquadramento histórico deste Recontro, iniciando a sua exposição com D. Afonso Henriques, dizendo que o mesmo não nasceu rei, mas antes que se fez rei, discorrendo numa narrativa que nos levou às batalhas de S. Mamede, e Ourique, ao Recontro de Valdevez e à assinatura do Tratado de Zamora.
O Recontro ou “Bafordo” de Valdevez, que se supõe possa ter ocorrido na Portela de Vez, teve lugar em 1137 e contribuiu para a celebração da paz de Tui, em Julho daquele ano e foi um passo decisivo, e uma das últimas etapas, para o nascimento de Portugal, sendo o antecedente da celebração do Tratado de Zamora em 1143.
O Presidente da Autarquia Arcuense, Dr. João Esteves, assim como o Dr. Nuno Soares, responsável da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural da Autarquia, assistiram a esta conferência e ouviram com muito entusiasmo e atenção o ilustre docente universitário, que fortaleceu o nosso slogan: “Arcos de Valdevez, Onde Portugal Se Fez”. Segundo o Professor Luís Amaral, a partir deste episódio existem dois documentos Leoneses (Leão e Castela) que se referem a D. Afonso Henriques como Rex (rei).
Foi também apresentado pela organização do evento um Concurso para as escolas do concelho de Arcos de Valdevez, que se iniciará ainda no presente ano letivo, sobre o tema da conferência: “A importância do Recontro de Valdevez Para a Formação de Portugal”.
No final, o Presidente do GEPA, António Aguiar, dirigiu palavras de agradecimento a todos os que se envolvem na vida cultural de Arcos de Valdevez ajudando a difundir a riqueza do Património Arcuense.
Fotos: Jornal Notícias dos Arcos