Tempo e Palavras

No âmbito do ciclo organizado pelo Grupo de Estudos do Património Arcuense, Tempo e Palavras, retomamos com mais um convidado, o Arquitecto Fernando Cerqueira Barros que, no dia 27 de Outubro pelas 21:30h, no auditório da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, irá abordar alguns aspectos relevantes do Património Arquitectónico Arcuense, relacionado com a Arquitectura Popular existente no nosso concelho.

Fernando Cerqueira Barros é natural de Arcos de Valdevez. Arquitecto desde 2011, tendo concluído o Mestrado Integrado em Arquitectura na FAUP com a Dissertação “Construção do Território e Arquitectura na Serra da Peneda. Padrão (Sistelo) e as suas brandas – um caso de estudo”, Menção Honrosa no I Prémio Ibérico de Investigação em Arquitectura Tradicional, e publicada pelo Município de Arcos de Valdevez em 2013 no âmbito do Colóquio Internacional de Arquitectura Popular.

É Diplomado em Estudos Avançados do Património Arquitectónico (FAUP, 2013) e Doutorando em Arquitectura na mesma Universidade, onde desenvolve investigação relacionada com as Paisagens Agro-Pastoris e o Património Arquitectónico da Região Transfronteiriça de Montanha entre Portugal e a Galiza, na área da Reserva da Biosfera Gerês/Xurés.

Autor e co-autor de diversos trabalhos, com especial enfoque no estudo das arquitecturas populares tradicionais, dos quais destaca a participação no Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua, e nas equipas interdisciplinares das Universidades do Porto, Minho e Vigo que desenvolveram estudos sobre a Construção de Falsa Cúpula no Noroeste Peninsular, e os Fojos do Lobo na região do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Autor dos conteúdos sobre Arquitectura Popular que integram o Centro Interpretativo e Etnográfico do Soajo (Arcos de Valdevez) e co-autor/consultor científico do Documentário “Das Arquitecturas Tradicionais” [no Alto-Minho] (realizado por Carlos Eduardo Viana e produzido pela AO Norte).

É Investigador-Colaborador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, grupo PACT – Património da Arquitectura da Cidade e do Território, e integra a equipa da Cátedra UNESCO da FAUP – “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”

É membro-fundador da Rede Horrea – Associação Internacional para o Estudo, Valorização e Protecção dos Celeiros Elevados, integrando a sua comissão técnico-científica.
Membro da Comissão de Co-Gestão do Parque Nacional Peneda-Gerês, em representação das ONG.

Exerce como Arquitecto, com gabinete próprio, desenvolvendo sobretudo trabalhos na área da reabilitação do património arquitectónico rural (com trabalhos no Norte de Portugal e na Galiza), e intervenções no património cultural classificado, dos quais destaca o Projecto para a Estrutura de Protecção do Sítio Arqueológico de Salto do Boi/Cardina (Monumento Nacional integrado no Parque Arqueológico do Vale do Côa), e o Projecto de Reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas (antigo Mosteiro Beneditino localizado em Afife, Viana do Castelo).

Pin It on Pinterest

Share This