Contos e Cantos Barrocos

No dia 8 de julho decorreu, no Centro Interpretativo do Barroco, em Arcos de Valdevez, o concerto de música barroca: “Contos e Cantos Barrocos“. Foram interpretadas diversas obras de: Antonio Vivaldi, George Friedrich Haendel, Johann Sebastian Bach e João Rodrigues Esteves, pelos músicos: Margarida Araújo (Soprano), Mariana Cardoso (Mezzosoprano), Rúben Fernandes (Tenor), Miguel Barreira (Barítono), Francisco Gomes (Organista) e Agostinha Jacinto (violinista).

O barroco, estilo nascido em Roma para servir o espírito da Contrarreforma, é marcado pela arquitetura onde predominam os arcos, as abóbadas, a utilização da planta oval, mas também pela extravagância, a teatralidade e o detalhe. Trata-se, também, de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves.

No final, o Presidente do GEPA, António Aguiar, dirigiu palavras de agradecimento a todos os que se envolvem na vida cultural de Arcos de Valdevez ajudando a difundir a riqueza do Património Arcuense.

Fotos: GEPA

Pin It on Pinterest

Share This